Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

Associação Comercial de Nova Lima realiza Feirão do Imposto nesta sexta-feira, dia 9 de outubro

Responda rápido, você sabe o quanto de impostos incide em cada produto que consome diariamente? Provavelmente, a maioria dos brasileiros não tem acesso a essa informação e o quanto a alta carga tributária afeta suas compras no cotidiano. Por exemplo, em dias com temperaturas tão altas, difícil não ver alguém carregando uma garrafinha de água mineral. Mas, dá para acreditar que do valor pago por apenas 500 ml, 44,5% representam impostos?

O feijão, produto básico do prato do brasileiro, tem uma carga de 17,8%. O percentual do gás de cozinha também entra na lista, 34,04%.  Outro produto com taxação lá nas alturas é a gasolina: 53,03%. E até mesmo a cervejinha, tão apreciada nos finais de semana e nem tão essencial, sai mais caro do que se imagina: a bebida é tributada em 55,60%.

E é justamente para conscientizar a população da alta carga tributária no Brasil e dessa realidade - injusta para o consumidor e para o empresariado -, que acontecerá o “1º Feirão do Imposto de Nova Lima”. O evento, que acontecerá nesta sexta-feira, 09 de outubro, de 12h às 18h, na Praça Bernardino Lima, no centro da cidade, é uma realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Nova Lima (ACISNL), em  parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) e as Associações Comerciais de Minas Gerais.

Neste dia, o movimento empresarial local levará alguns desses produtos a fim de mostrar como os impostos cobrados deixam o consumo mais caro, e para isso lançam a cartilha “Dia Sim – Dá para Simplificar”. Ainda segundo os organizadores, a intenção é recolher 1,5 milhão de assinaturas em prol da simplificação tributária para, então, o envio do documento ao Congresso Nacional para propostas de um Projeto de Lei (PL) e, consequentemente, criar uma estrutura tributária mais simples e justa.

Por Sabrina Beckler


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos


PARCEIROS